Bem, se você leu meu texto anterior, já sabe: toda empresa deve cumprir as leis, regras e princípios morais e sociais. Se ela for uma pequena ou micro empresa, o controle relativo a esse cumprimento pode ser executado por uma consultoria externa, um colaborador com finalidade específica ou um pequeno departamento.
Entretanto, quanto maior for a organização, maior se torna o desafio de fazer cumprir todas as as responsabilidades com seus stakeholders (que é o público estratégico, pessoas ou grupos de interesse impactados pelo cumprimento/descumprimento) e, para essas empresas, é imperativo a criação de setores, comitês, grupos específicos para acompanhar, fazer cumprir e fiscalizar o cumprimento destas obrigações. Portanto, o compliance, pouco importando o tamanho da empresa ou do departamento que será responsável pelo cumprimento das regras, normas e princípios, legais, morais e/ou sociais, tem como finalidade fazer cumprir esses deveres e obrigações e com o cumprimento evitar prejuízos, melhorar a imagem da organização.
O compliance faz com que a organização esteja e permaneça em conformidade com todas as obrigações e responsabilidades a ela inerentes, impedindo o descumprimento de normas e deveres interna e externamente. Auxilia na adoção de medidas que impeçam a ocorrência de prejuízos financeiro e não financeiros (perdas materiais e imateriais), como o dano à imagem.
Quer saber mais, pergunte-nos! Teremos imenso prazer em auxiliá-lo nesse caminho.