Agora que falamos sobre Compliance que tal falarmos sobre Governança e a diferença entre os dois? Digo isso porque muitas pessoas acreditam tratar-se da mesma coisa. Não vou repetir o que é Compliance, creio ter sido clara quanto a isso, mas, se não fui, por favor, me pergunte e terei enorme prazer em esclarecer.
Governança é segundo o IBGC um “sistema no qual as empresas e outras organizações são dirigidas, incentivadas e monitoradas”. Esse sistema tem como escopo envolver o relacionamento entre as pessoas chaves de uma organização/negócio, ou seja, os acionistas, clientes, fornecedores, governo, funcionários, entre outros. Melhor dizendo, enquanto o Compliance é um sistema e/ou um processo, a governança corporativa é um procedimento, um conjunto de atos e práticas que com sua utilização garante-se a confiança de todos os stakeholders comprovando tratar-se de uma empresa confiável.
Mas quais os princípios norteadores da governança?
- Transparência (vc já me viu falar a respeito) pois a organização deve ser transparente em suas ações, agir com integridade e ética, de modo que todos aqueles com ela envolvidos tenham acesso às tomadas de decisões, andamentos de processos, etc., nada pode ser realizado de forma furtiva.
- Equidade: Não importa a participação, cargo, nível de envolvimento, todos devem ser tratados com igualdade.
- Accoubtability – Prestação de Contas: Todas as atividades da administração devem ser comunicadas na prestação de contas àqueles que participam, periodicamente, em regra a pelo menos cada 180 dias.
- Responsabilidade Corporativa ou Responsabilidade Social: A organização tem responsabilidade sobre os sistemas em que está incluída. Questões sociais, ambientais, devem ser respeitados e, em alguns casos, estimulados e adotados.
Estando atenta a estes princípios é possível impedir a ocorrência de conflitos e, na hipótese de seus surgimentos, a solução para a questão é menos desafiadora, mas próxima, sempre considerando o que é melhor para a manutenção e continuidade da empresa, do negócio.