Oiii! Muito bem, agora que você já sabe a governança tem como objetivo, criar procedimentos e mecanismos aptos a evitar conflitos de interesse, o compliance é um sistema, um processo que tem como escopo criar formas para controlar o cumprimento das leis, princípios e normas às quais a empresa está sujeita. Ou seja, ambas compartilham de um só fim: conservar e respeitar a ética, manter a integralidade e a saúde do negócio.
Dito isso, entendo que é hora de falarmos um pouco sobre cultura organizacional. O que você acha? Gostaria de saber mais?
Sim!!! Então vamos lá: cultura organizacional, empresarial ou corporativa são os termos que usados para definir o conjunto de hábitos e crenças firmados por meio de normas, processos, procedimentos, sistemas, valores, expectativas e atitudes compartilhados por todos os integrantes de uma empresa. Veja bem, todos os integrantes. Trata-se de um conjunto de elementos (crenças, valores e normas) que influenciam e porque não dizer, determinam o clima de uma organização. A importância da cultura decorre do fato dela guiar e alinhar os comportamentos de todos os envolvidos no sistema, sejam colaboradores, parceiros, sócios, clientes, etc.. É ela que mantém a unidade do sistema, da organização.
É importante salientar que sem a cultura organizacional as ações em gestão de pessoas serão ineficazes, pois de nada adianta ter os melhores profissionais se não houver uma cultura com a qual ele poderá se alinhar.